PROGRAMAÇÃO
CALENDÁRIO    JARDINS    ATIVIDADES






Percursos
Guiados



Arte e Botânica
Da Lapa a Santos
André Laurins

Tendo como ponto de partida o cruzamento das Artes com a Natureza, André Laurins apresenta diferentes abordagens artísticas nos Jardins de Lisboa. Um percurso guiado que inclui o British Cemetery, a Residência Oficial do Embaixador dos EUA e o Museu Nacional de Arte Antiga.

Ponto de Encontro: Entrada Norte do Jardim da Estrela



30 Participantes
Sábado, 25 de Maio
10.00-13.00


Morada
Jardim da Estrela
Praça da Estrela n°12,
1200-694 Lisboa

Veja no mapa



Do Jardim Gulbenkian a Monsanto (percurso de bicicleta)
Arq. Paisagista Mariana Machado


As plantas da paisagem e os seus habitats
(Passeio Fitogeográfico em Bicicleta)
Vamos percorrer o Corredor Verde do Arquiteto Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, que liga a Fundação Calouste Gulbenkian a Monsanto e compreender em que medida o projeto do Jardim Gulbenkian replica a paisagem portuguesa.
O que é a estrutura ecológica de Lisboa e qual a sua importância? Que influência têm o clima, o solo, a geologia, a presença de água e a exposição solar na determinação da vegetação que nasce num local?
Existem algumas plantas cuja presença num local indica exatamente que espécies nascerão espontaneamente neste espaço caso não haja intervenção humana – são os chamados bioindicadores. Neste passeio aprenderemos a identificar algumas destas e outras plantas e perceber a dinâmica da paisagem natural.


Nota: os participantes devem trazer bicicleta, água e farnel para o almoço

Ponto de Encontro: Jardim Gulbenkian - Sede da Fundação



20 Participantes
Domingo, 26 de Maio
12.00-16.30


Morada
Fundação Calouste Gulbenkian
Av. de Berna 45 A,
1067-001 Lisboa

Veja no mapa


Percursos
Guiados



O Culto Mariano dos Alfacinhas
Da Graça ao Campo Santana

Arq. Paisagista Eduardo Costa Pinto
Lisboa, paisagem de agricultores, os “alfacinhas”, onde a persistência do culto Mariano, lá alto da Nossa Senhora do Monte, aparece como reminiscência de uma história mais antiga. Uma história que remonta ao Neolítico e às migrações levadas a cabo por grupos de agricultores vindos da bacia do Mediterrâneo que moldaram a paisagem cromossómica da Europa moderna, com especial incidência a Sul da cintura alpina.
Uma história que fala da mulher e do seu culto, de divindades femininas e símbolos de fertilidade, como forma de celebrar por simpatia a fecundidade da gleba. Mito ou factualidade, que alimentam a narrativa e a ética de transformação das paisagens do agricultor e que constroem assim novos padrões na transformação da terra, ou a sintaxe da forma hortícola caracterizada pelo empenho humano.1

1) Costa Pinto, E. (2016) Paisagens Circulares in Campos Costa, P.; Costa Pinto, E. (Ed.) Sete Círculos / Seven Circles. Porto: Circo de Ideias, pp. 17-23. 

Ponto de Encontro: Jardim da Casa da Nossa Senhora da Vitória



20 Participantes
Domingo, 26 de Maio
14.00-16.00


Morada
R. Josefa Maria 13,
1170-195 Lisboa
Veja no mapa

Visitas
Guiadas



Jardim do Centro Ismaili de Lisboa
Equipa do Centro Ismaili
A equipa de Voluntários do Centro Ismaili de Lisboa apresenta as diferentes zonas jardinadas do Centro que  incluem dois pátios interiores e a zona exterior, onde se combinam representações dos elementos arquitetónicos mais emblemáticos da arte islâmica e as espécies tradicionais da paisagem mediterrânica islâmica.


Por ordem de chegada



25 Visitantes
Sábado, 25 de Maio
10.00, 10.30, 15.00, 15.30

Domingo, 26 de Maio
15.00, 15.30


Morada
Av. Lusíada 1,
1600-001 Lisboa
Veja no mapa


Parque Botânico do Monteiro-Mor
Arq. Rui Costa
O Arquiteto Paisagista Rui Costa responsável pelo Parque Botânico apresenta as várias caracteristicas desta antiga Quinta de Recreio, Romântica ao Estilo Pitoresco.
Ao longo da visita será possível identificar a  estrutura deste espaço multifuncional lúdico e produtivo, constituído por partes programáticas e formais distintas.


Por ordem de chegada



30 Visitantes
Sábado, 25 de Maio
15.00-17.00


Morada
Largo Júlio Castilho,
1600-483 Lisboa
Veja no mapa


Jardim da Residência do Embaixador dos EUA
Embaixadores George Glass e Mary Glass
Uma oportunidade única de conhecer o interessante jardim da Residència do Embaixador dos EUA pela mão dos seus principais cuidadores: o Embaixador George Glass e a sua mulher, a Embaixatriz Mary Glass.


Por ordem de chegada



20 Visitantes
Sábado, 25 de Maio
16.00-17.00


Morada
R. Sacramento à Lapa 16,
Lisboa
Veja no mapa



Parque Hortícola de Telheiras
Graça Ribeiro
A Câmara Municipal de Lisboa iniciou, em 2007, o desenvolvimento de uma estratégia para a agricultura urbana, tendo criado, a partir de 2011, vários parques hortícolas – jardins ou parques urbanos com todas as valências próprias destes espaços e onde se limitam áreas, também, para a prática da agricultura.
Estes espaços e atividades permitem o desenvolvimento de uma consciência ambiental pela aprendizagem e aplicação de boas práticas agrícolas. Também a interajuda e partilha de conhecimentos no cultivo das hortas reforçam as relações sociais de vizinhança entre os utilizadores.
Nesta visita teremos oportunidade de conhecer o Parque Hortícola de Telheiras com o apoio da Graça Ribeiro, na apresentação dos diferentes talhões do parque e a sua relação com a cidade e com o projeto dos Parques Hortícolas.


20 Visitantes Domingo, 26 de Maio
11.00-12.00
 

Morada

Rua Professor Francisco Gentil,
1600-670 Lisboa
Veja no mapa 



Jardim e Museu Nacional de Arte Antiga
Alexandra Markl Paisagens na Pintura
Uma visita orientada na exposição de Pintura Europeia tendo como tema a representação de paisagens e jardins ao longo dos séculos.

Visitas de hora a hora



20 Visitantes Domingo, 26 de Maio
11.30-13.00

Morada
R. das Janelas Verdes,
1249-017 Lisboa
Veja no mapa 


Visitas
Guiadas



Parque Urbano da Quinta da Granja
Eng. Alfredo Cunhal Sendim
Alfredo Cunhal Sendim, responsável pelo projeto da Herdade do Freixo do Meio, guia esta visita ao parque hortícola da Quinta da Granja convidando a pensar as formas de alimentar a cidade, abordando princípios da Agroecologia e da soberania alimentar.

Por ordem de chegada



30 Visitantes Sábado, 25 de Maio
16.00-18.00


Morada
Largo da Revista Militar
Avenida do Colégio Militar
Lisboa
Veja no mapa 


Jardim Gulbenkian
Prof. Dra. Aurora Carapinha
O Jardim da Fundação Gulbenkian, construído na década de 60, segundo um projeto dos arquitetos paisagistas António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles, é um dos jardins de Portugal que espelha, de forma clara, os princípios do desenho do jardim moderno mas, esta forma de desenhar e pensar a paisagem e o jardim encontra raízes numa discussão mais vasta que se prende com a ideia de natureza na cultura portuguesa.
Uma vez mais contamos com a presença da arquiteta paisagista Aurora Carapinha que nos vem revelar porque é que este jardim “constitui uma obra de dimensão, programa e competência técnica excecionais, de importância e significado referenciais na arquitetura nacional e internacional” tendo sido, juntamente com o edifício-sede, ao qual está intrinsecamente ligado, elevado à categoria de património nacional (Conselho de Ministros português, 2011).

Ponto de encontro: Sede da Fundação Calouste Gulbenkian



25 Visitantes
Sábado, 25 de Maio
17.00-18.30
>16 ANOS


Morada
Av. de Berna 45 A,
1067-001 Lisboa
Veja no mapa


Jardim do Palácio Nacional de Belém
Equipa do Museu da Presidência da República 
A equipa do Museu da Presidência da República apresenta os jardins do palácio subdivididos em diferentes espaços verdes: o Jardim da Cascata, o Jardim Grande, o Pátio dos Bichos e o Pavilhão da Arrábida.

Jardim de Buxo
Criado em meados do século XVI, apresenta, no essencial, o desenho projetado no reinado de D. Maria I. O maior jardim do Palácio tinha, até ao século XIX, o rio Tejo a cerca de 100 metros de distância.

Jardim da Cascata
Um pombal e um grande tanque, do século XVII, deram lugar, no reinado de D. Maria I, a capoeiras requintadas, concebidas por Mateus Vicente de Oliveira, e ao desenho de buxo ainda hoje conservado.

Jardim das Tileiras
Projetado nos anos 80 do século XX, por Luís Filipe Sousa Lara, recria uma atmosfera antiga,  semelhante aos jardins de que serve de ligação, o Jardim de Buxo e o Jardim da Cascata.

Jardim dos Teixos

O jardim mais recente, de João Gomes da Silva e Inês Norton, nasceu da grande intervenção de João Luís Carrilho da Graça. Um grande terraço relvado, marcado por uma linha de teixos e uma antiga araucária, cobre os serviços de documentação e arquivo da Presidência.


Visitas de hora a hora



20 Visitantes
Domingo, 26 de Maio
10.30-16.30


Morada
Praça Afonso de Albuquerque, 1300-004 Lisboa
Veja no mapa



Sábado, 25 de Maio



Exposição



Mostra de Design Sustentável Escola das Caldas
A mostra de design sustentável é fruto de uma parceria com a Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha e foi desenvolvida com foco na sustentabilidade e apresentação de soluções para um mundo mais verde.

Peças e criadores:
Abrigos para abelhas solitárias, Rita Santos | Autobiografia do brincar, Alejandro Freitas | Blocos, Vera Santos | Cerne e Pinheiro, Samuel Reis | Homegreens - Aquaponia Doméstica, Rute Carreira | Ludus, Eduardo Vanzeler | Ninhos, Ana Casemiro | Semeadores, Álvaro Nogueira | Terracota Natural Freezer, Sara Silva, Ana Lisboa | Vasos, Catarina Portugal

Sem limite de lotação


Sábado, 25 de Maio
10.30 - 18.00


Morada
Estufa Fria de Lisboa
Estufa Quente
Parque Eduardo VII,
1070-051 Lisboa
Veja no mapa


Mostra de Orquídeas
Clube dos Orquidófilos de Portugal
O Clube dos Orquidófilos de Portugal promove o conhecimento das orquídeas e da sua cultura. Esta mostra apresenta alguns exemplares desta família botânica, e será acompanhada por duas oficinas sobre a sua identificação e cultivo.

Sem limite de lotação


Sábado, 25 de Maio
10.30 - 18.00

Morada
Centro de Interpretação
da Estufa Fria de Lisboa
Estufa Fria de Lisboa

Parque Eduardo VII,
1070-051 Lisboa
Veja no mapa


Vídeo-Instalação


Como se alimenta uma cidade sustentável?
Vera Moutinho & Alexandra Prado Coelho, Portugal, 2018

Série Jornal Público
(5 Episódios: 64’)
Esta vídeo-instalação apresenta uma série de cinco episódios sobre a forma como nos alimentamos, hoje, numa grande cidade. Aborda também a procura de soluções mais sustentáveis para o futuro.


Sem limite de lotação



Sábado, 25 de Maio 10.30 - 18.00 (em loop)

Morada
Jardim do Goethe-Institut
Campo Mártires da Pátria 37,
1169-016 Lisboa

Veja no mapa 



A Meio da Noite (Filme)
Companhia Olga Roriz
Entre as ruínas e a vegetação deste jardim, foi filmado e será projetado o vídeo realizado para a última criação da coreógrafa contemporânea Olga Roriz.
A Meio da Noite é uma homenagem a Ingmar Bergman. A dança, o teatro e o cinema à procura de um outro lugar.


Sem limite de lotação


Sábado e Domingo, 
25 e 26 de Maio
10.30 - 16.00 (em loop)

Morada
Jardim do Palácio Pancas PalhaRua de Santa Apolónia,
12-16 Travessa do Recolhimento
Lázaro Leitão, 1, Lisboa
Veja no mapa
 

Crianças


Natureza Infinita
Canela com Abacate
A Tânia, criadora do projeto Canela com Abacate é mãe, educadora e impulsionadora do método montessori.
Nesta oficina, bebés e crianças terão a oportunidade de explorar a natureza utilizando os 5 sentidos. Um atelier sensorial de conexão com a terra.



10 Crianças (1 adulto por criança)
Por ordem de chegada
*Os participantes deverão trazer uma muda de roupa para os bebés.


Sábado, 25 de Maio
11.00 - 12.30
Morada
Centro de Interpretação
da Estufa Fria de Lisboa
Estufa Fria de Lisboa

Parque Eduardo VII,
1070-051 Lisboa
Veja no mapa

Conversa



Plantar a cidade

Biblioteca Botânica
O que é a Jardinagem de Guerrilha? Esta conversa terá como objetivo o diálogo sobre diferentes expressões e abordagens à ocupação verde na cidade, desde o plantio de caldeiras de árvores até aos movimentos de reflorestação.
Um tempo para pensar a cidade e a nossa participação no seu património vegetal.


10 Participantes
Por ordem de chegada


Sábado, 25 de Maio
15.00 - 16.30

Morada
Jardim & Biblioteca Botânica 
R. Gen. Pimenta de Castro 18,
1700-363 Lisboa
 
Veja no mapa




Oficina


Uma Manhã Florida com Kckliko

Kckliko
A Albane e o Luís, criadores do Kckliko, inspiram-se nas estações para conceber ramos de flores espontâneos e bravios, com ênfase em espécies singulares, valorizando os recursos naturais e locais.
Nesta oficina vamos aprender, passo a passo, a execução de um arranjo de flores utilizando algumas espécies do jardim.


20 Participantes
Por ordem de chegada




Sábado, 25 de Maio

11.00 - 12.00

Morada
Quinta das Pintoras
Estr. Marvila 37, Lisboa
Veja no mapa



O Cultivo de Orquídeas
Clube dos Orquidófilos de Portugal
Desde que começaram a chegar à Europa as orquídeas despertaram um grande interesse nos botânicos e colecionadores. Hoje, num mundo diferente, o interesse permanece. Nesta oficina vamos aprender os segredos do seu cultivo com o José Santos, Presidente do Clube dos Orquidófilos de Portugal.

20 Participantes
Por ordem de chegada

Sábado, 25 de Maio
13.30 - 14.30

Morada
Centro de Interpretação
da Estufa Fria de Lisboa
Estufa Fria de Lisboa

Parque Eduardo VII,
1070-051 Lisboa
Veja no mapa

Oficina


Orquídeas Silvestres
Clube dos Orquidófilos de Portugal

Em Portugal existem cerca de 60 espécies de orquídeas terrestres que se encontram desde as zonas arenosas do litoral até aos planaltos da Serra da Estrela.
Nesta oficina podemos descobrir mais sobre esta fascinante família botânica com o Alberto Cabral.


20 Participantes
Por ordem de chegada



Sábado, 25 de Maio
14.30 - 15.30
Morada
Centro de Interpretação
da Estufa Fria de Lisboa
Estufa Fria de Lisboa

Parque Eduardo VII,
1070-051 Lisboa
Veja no mapa





Reciclagem de Flores
Projeto Bem me quer

Com o apoio da Mariana Carvalho e das residentes da Casa Nossa Senhora da Vitória vamos aprender a reciclar desperdício de flores criando pequenas composições com o que normalmente seria considerado lixo.


15 Participantes
Por ordem de chegada


Sábado, 25 de Maio
14.00 - 15.00

Morada
Jardim da Casa Nossa Senhora da Vitória
R. Josefa Maria 13,
1170-195 Lisboa

Veja no mapa




Oficina



Jardim Comestível
Sílvia Floresta

Nesta oficina a Sílvia Floresta vai demonstrar como desenhar e criar um jardim ornamental e comestível nas varandas da cidade. Vamos criar uma paisagem bonita e abundante!


20 Participantes. Por ordem de chegada.



Sábado, 25 de Maio
15.30 - 16.30

Centro de Interpretação da Estufa Fria de Lisboa
Estufa Fria de Lisboa

Mapa





Compostagem na Cidade
Lisboa a Compostar

Lisboa a Compostar é um projeto que divulga a importância da compostagem em grandes cidades, promovendo formações e distribuição de compostores domésticos. Nesta oficina com a Engenheira Catarina Rebelo vamos aprender a produzir um bom fertilizante e compreender sobre a importância da redução dos resíduos domésticos.

20 Participantes
Por ordem de chegada


Sábado, 25 de Maio
16.30 - 17.30

Morada
Centro de Interpretação
da Estufa Fria de Lisboa
Estufa Fria de Lisboa

Parque Eduardo VII,
1070-051 Lisboa
Veja no mapa



Cinema



Curta + Longa Metragem
Extensão Cine Eco de Seia

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental é o único festival de cinema dedicado à temática ambiental em Portugal e acontece anualmente em Outubro, na Serra da Estrela. Neste segundo ano de parceria, todos os filmes serão projetados em jardins.




Curta-Metragem
Sábios da Terra
David Segarra,
Espanha, 2018 (12’)

Num mundo confuso, descobrimos homens e mulheres sábios onde menos os imaginávamos: entre os antigos camponeses do sul da Europa. Sábios da terra recuperam as histórias e experiências de homens e mulheres rurais. Através deles descobrimos um mundo cultural, humano e geográfico esquecido pela sociedade moderna. Histórias que guardam uma mensagem universal sobre a experiência humana.


Longa Metragem                        
Floresta Eterna
Evgenia Emets
Portugal, 2018 (41’)

Este filme foi filmado em junho em Gois, Lousã e Arganil - sobre a questão do desmatamento em Portugal e o relacionamento humano com a floresta. O filme inclui 12 entrevistas com portugueses e estrangeiros que vivem da terra na região, algumas das quais foram afetadas pelos incêndios de outubro em Gois. O filme também faz parte de um projeto maior, que aconteceu em Gois entre maio e junho, com uma exposição de obras visuais e uma experiência sensorial numa das florestas locais que ainda se consegue encontrar, não ardida.


60 Participantes
Por ordem de chegada



Sábado, 25 de Maio
20.30 - 22.30

Morada
Jardim do Goethe-Institut
Campo Mártires da Pátria 37,
1169-016 Lisboa

Veja no mapa



Domingo, 26 de Maio




Música



Piano no Jardim
Danny Rico e Rogério Pitomba

Danny Rico veio da Áustria, Rogério Pitomba do Brasil, juntos abraçam a Lisboa cidade do mundo. Estes músicos compõem a banda sonora de um passeio no emblemático jardim, ressoando da varanda acordes que dialogam com os sons da natureza.


Sem limite de lotação



Domingo, 26 de Maio
11.00 - 12.30 e 14.00 - 15.30

Morada
Praça Afonso de Albuquerque 1A, 1300-004 Lisboa
Veja no mapa

Oficina



Plantar em Vasos
SuperBotânica

Um arquiteto e uma arquiteta paisagista decidiram unir o cinzento e o verde, o construído e o natural, o racional e o selvagem. São entusiastas do verde dentro de casa. Nesta oficina vamos conversar sobre os problemas mais comuns no cuidado com as plantas, partilhar dicas simples para reconhecê-los e o que fazer para os resolver.


20 Participantes
Por ordem de chegada


Domingo, 26 de Maio 11.00 - 12.00 

Morada
Beco do Monte 16,
1170-110 Lisboa
Veja no mapa



Tinturaria Natural
Fátima Gavinho

Nesta oficina vamos descobrir através de processos ancestrais, as cores que se escondem nas raízes, folhas e flores das plantas e a magia de poder fixá-las na roupa que usamos.


20 Participantes
Por ordem de chegada


Domingo, 26 de Maio 15.30 - 16.30

Morada
Centro de Interpretação
da Estufa Fria de Lisboa
Estufa Fria de Lisboa

Parque Eduardo VII,
1070-051 Lisboa
Veja no mapa




Um jardim a cada porta
Moradores da Rua Cidade de Manchester

Os moradores da Rua Cidade de Manchester vão partilhar sobre como as Tílias e as Olaias uniram uma comunidade para o seu salvamento. Um Jardim a cada Porta é uma das iniciativas deste grupo onde poderemos plantar nas caldeiras destas árvores.


Sem limite de lotação



Domingo, 26 de Maio
14.00 - 16.00

Rua Cidade de Manchester

Veja no mapa

Mapa


Conversa



Geobotânica

Biblioteca Botânica
Qual a origem das Boungavílias?
Esta conversa terá como objetivo a partilha de conteúdos relacionados com a Geobotânica, que estuda a distribuição geográfica das plantas nas diversas regiões do globo conforme as zonas climáticas e os fatores que possibilitam a sua adaptação. 

10 Participantes
Por ordem de chegada


Domingo, 26 de Maio
14.00 - 15.30 

Morada
R. Gen. Pimenta de Castro 20A
Veja no mapa

Crianças



Pic Nic ou Lixo Pic?

Zero Waste Lab
Duas toalhas de pic-nic diferentes: uma com alimentos saudáveis e sustentáveis e outra com alimentados processados de baixa capacidade nutritiva e embalados em plástico ou descartáveis.
Nesta oficina o Zero Waste Lab convida-nos a uma reflexão sobre o impacto das nossas escolhas no ecossistema.

Sem limite de lotação 


Domingo, 26 de Maio
14.00 - 17.00
Morada
Praça Afonso de Albuquerque 1A, 1300-004 Lisboa
Veja no mapa




Curtas Metragens - Crianças

Extensão CineEco de Seia

Uma seleção de curtas para crianças do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental, o único festival de cinema dedicado à temática ambiental em Portugal e acontece anualmente em Outubro, na Serra da Estrela.
Esta seleção tem como foco o respeito pelo Planeta Terra e aborda os tópicos da reflorestação, das causas e consequências dos incêndios florestais e da importância das abelhas e suas colmeias.


Os amigos do Labareda conversando sobre incêndios florestais
Ibama Prevfogo, Brasil, 2017, Animação (7’)

A Colmeia
Cable Hardin, EUA, 2018, Animação (2’)

O Último Livro da Terra
Marina Soteras e Pau Torrano, Espanha, 2018
Animação (2’)


15 Crianças (1 adulto por criança)
Por ordem de Chegada



Domingo, 26 de Maio
14.00 - 18.00 (em loop)

Morada
Jardim do Goethe-Institut
Campo Mártires da Pátria 37,
1169-016 Lisboa

Veja no mapa



Percurso Sugerido


Da Graça ao Campo Santana
Percurso de 30 minutos a pé



Percurso Sugerido


De Telheiras ao Lumiar
Percurso de 40 minutos a pé


Percurso Sugerido


Da Praça das Flores a Santos
Percurso de 50 minutos a pé


Festa de Encerramento


A festa de encerramento é uma celebração da Primavera e acontecerá no Jardim Braancamp Freire (Campo Santana) entre as 16:00 e as 22:00. A nossa parceira Ali no Hangar trará comida saudável e saborosa, um concerto e vários djs com música tropical. Ao longo da tarde o público poderá participar em oficinas, na construção de estruturas efémeras com plantas e numa leitura verde.

A decorrer durante a tarde


Ao longo da tarde serão promovidas várias atividades de consciência ambiental, desde a construção de esculturas feitas com madeiras e plantas, à leitura de livros da editora Planeta Tangerina e recolha de beatas pelo jardim em parceria com o Zero Waste Lab.

Música


Sah_Midelman
Dj Set
Natural de Cabo Verde,  Sah propõe uma viagem musical entre as ilhas africanas e o continente, seguindo o seu rumo histórico pelo mundo fora, sem fronteiras, sem preconceitos.
Pertence ao colectivo Cabo-verdiano Mindel Reggae Familia e é um dos responsáveis pelas sessões Ghost Town Rockers em Lisboa.


Sem limite de lotação 



Domingo, 26 de Maio
17.00 - 19.30



Jhon Douglas e os Jungle Boys

Concerto
O Jhon vem da Selva Amazónica cheio de histórias e canções com o seu novo EP Mato!


Sem limite de lotação



Domingo, 26 de Maio
19.30 - 20.30


Tropikaoz
Dj Set

Inspirados nos Ritmos Afro-latinos e Electro Cumbias surgem os Tropikaoz, com muita música dançante.


Sem limite de lotação



Domingo, 26 de Maio
20.30 - 22.00


Oficina


Alimentação Saudável
Ali No Hangar
O que significa a alimentação saudável? Acima de tudo variedade e equilíbrio, mistura de cores, sabores e texturas cozinhados de forma simples e com amor. Nesta oficina podemos aprender algumas receitas simples, sem alimentos processados, com ingredientes crus e ideais para pic-nic e snacks.


20 Participantes
Por ordem de chegada 



Domingo, 26 de Maio
17.00 - 18.00



Crianças


Sentir as madeiras
Atelier Luz

O Atelier Luz propõe uma oficina sensorial onde as crianças vão poder identificar diferentes tipos de madeiras, tradicionais e exóticas, comparando as suas diferentes densidades, cores, cheiros e origens.


30 Crianças acompanhadas por adultos
Por ordem de chegada



Domingo, 26 de Maio
16.00 - 17.30

 


Esculturas efémeras com madeiras e plantas
Estúdio Jaca e Atelier Luz

Leitura Verde
Planeta Tangerina

Ação de Sensibilização Recolha de Beatas
Zero Waste Lab e Biataki

 


Morada
Jardim Braancamp Freire
(Campo Santana)
Campo Mártires da Pátria
Lisboa

Veja no mapa