COLABORAR


Seja nosso voluntário.



Junte-se a nós e faça parte do grande evento de jardins realizado em Lisboa! Sem a vossa colaboração esta realização não é possível.

Vamos celebrar juntos a primavera!

Durante o fim de semana do festival Jardins Abertos, famílias e instituições abrem os portões dos seus jardins, hortas, quintais e pátios para partilhar as suas memórias e o seu espaço verde.

Procuramos voluntários(as) com mais de 16 anos, com interesse por jardins e pela natureza, para apoiar a edição Primavera de 2019 do Festival Jardins Abertos.

Desde 2017, que organizamos o Festival que todos os dias cria mais raízes e cresce feliz, e para o sucesso de cada edição precisamos do apoio de uma extraordinária equipa de voluntários.

Pedimos apenas que disponibilize quatro ou mais horas, no fim de semana de 26 e 27 de Outubro. Será uma experiência única, onde se conhece em detalhe todos os jardins do roteiro, e os seus incríveis segredos, e também marcada pelo convívio, a partilha e a amizade.

Esta é uma oportunidade de integrar uma equipa de voluntários interessada e dedicada. Conforme a sua preferência e competências, poderá escolher uma ou mais destas áreas de apoio:

—Receção e acolhimento do público
—Acompanhamento de visitas aos jardins
—Apoio e acompanhamento das atividades que compõem a programação
—Registo de imagens de momentos especiais do festival
(fotografia e vídeo)

Garantimos, a toda a equipa, a formação e partilha de conhecimento privilegiado. Pedimos que esteja presente nos encontros de preparação.

Se está interessado em ser voluntário(a) junte-se a nós e faça parte do grande evento de jardins realizado em Lisboa! Sem a vossa colaboração esta realização não é possível.

Vamos celebrar juntos a primavera!



Candidaturas abertas!
Formulário de inscrição disponível, aqui.

Perfil Geral do Voluntário(a)

—Maior de 16 anos —Interesses nas áreas de jardinagem, ambiente, biologia, botânica, agronomia,  horticultura, arquitetura paisagista ou história da arte e da arquitectura.—Conhecimento do Festival Jardins Abertos e compreensão da sua missão —Disponibilidade e motivação para colaborar —Simpatia, sentido de oportunidade e capacidade de comunicação—Responsabilidade, sentido de compromisso e pontualidade —Espírito de equipa

Caso não consiga efectuar a sua candidatura, envie um email para: voluntariado.jardinsabertos@gmail.com


O programa de voluntariado desenvolve-se no âmbito do projeto Jardins Abertos e traduz uma abertura da organização à sociedade civil, dando oportunidade a todos os interessados em participar na concretização do projeto. Cada voluntário(a), com a ajuda da equipa de coordenação de voluntariado, escolhe livremente a área de atuação dentro do programa, de acordo com as suas aptidões, disponibilidade e áreas de interesse.

O voluntariado no projecto Jardins Abertos procura a prossecução do bem fazer, numa relação de solidariedade, no exercício de uma cidadania ativa, promovendo e garantindo a autonomia e o pluralismo. São assumidos por inteiro os princípios da solidariedade, participação, cooperação, complementaridade, gratuitidade, responsabilidade e convergência – tal como entendidos no artigo 6º da Lei nº 71/98 de 3 de Novembro, referente às bases do enquadramento jurídico do voluntariado, como enquadradores da actividade voluntária promovida.

Enquadramento legal de voluntariado:

Lei n.º 71/98 - Bases do enquadramento jurídico do Voluntariado
https://data.dre.pt/eli/lei/71/1998/11/03/p/dre/pt/html

Decreto-Lei n.º 389/99 - Regulamenta a Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, que estabeleceu as bases do enquadramento jurídico do Voluntariado
https://data.dre.pt/eli/dec-lei/389/1999/09/30/p/dre/pt/html