COLABORAR


Seja nosso voluntário.



Junte-se a nós e faça parte do grande evento de jardins realizado em Lisboa! Sem a vossa colaboração esta realização não é possível.

Vamos celebrar juntos a primavera!

Durante o fim de semana do festival Jardins Abertos, famílias e instituições abrem os portões dos seus jardins, hortas, quintais e pátios para partilhar as suas memórias e o seu espaço verde.

Procuramos voluntários(as) com mais de 16 anos, com interesse por jardins e pela natureza, para apoiar a edição Primavera de 2019 do Festival Jardins Abertos.

Desde 2017, que organizamos o Festival que todos os dias cria mais raízes e cresce feliz, e para o sucesso de cada edição precisamos do apoio de uma extraordinária equipa de voluntários.

Pedimos apenas que disponibilize quatro ou mais horas, no fim de semana de 25 e 26 de maio. Será uma experiência única, onde se conhece em detalhe todos os jardins do roteiro, e os seus incríveis segredos, e também marcada pelo convívio, a partilha e a amizade.

Esta é uma oportunidade de integrar uma equipa de voluntários interessada e dedicada. Conforme a sua preferência e competências, poderá escolher uma ou mais destas áreas de apoio:

—Receção e acolhimento do público
—Acompanhamento de visitas aos jardins
—Apoio e acompanhamento das atividades que compõem a programação
—Registo de imagens de momentos especiais do festival (fotografia e vídeo)

Garantimos, a toda a equipa, a formação e partilha de conhecimento privilegiado. Pedimos que esteja presente nos encontros de preparação, nos dias 3 e 11 de Maio.

Se está interessado em ser voluntário(a) junte-se a nós e faça parte do grande evento de jardins realizado em Lisboa! Sem a vossa colaboração esta realização não é possível.

Vamos celebrar juntos a primavera!

Candidaturas abertas até 30 de Abril de 2019.
Formulário de inscrição disponível, aqui.




Perfil Geral do Voluntário(a)
— Maior de 16 anos — Interesses nas áreas de jardinagem, ambiente, biologia, botânica, agronomia,  horticultura, arquitetura paisagista ou história da arte e da arquitectura.— Conhecimento do Festival Jardins Abertos e compreensão da sua missão —Disponibilidade e motivação para colaborar —Simpatia, sentido de oportunidade e capacidade de comunicação—Responsabilidade, sentido de compromisso e pontualidade —Espírito de equipa

Calendário
—03 de Maio—Reunião geral de voluntariado / briefing. Apresentação detalhada do programa do festival e ação formativa com a coordenação de voluntariado do Festival —11 de Maio—Jardinagem coletiva num dos jardins do roteiro e almoço convívio —25 e 26 de Maio—Festival
Caso não consiga efectuar a sua candidatura, envie um email para: voluntariado.jardinsabertos@gmail.com


O programa de voluntariado desenvolve-se no âmbito do projeto Jardins Abertos e traduz uma abertura da organização à sociedade civil, dando oportunidade a todos os interessados em participar na concretização do projeto. Cada voluntário(a), com a ajuda da equipa de coordenação de voluntariado, escolhe livremente a área de atuação dentro do programa, de acordo com as suas aptidões, disponibilidade e áreas de interesse.

O voluntariado no projecto Jardins Abertos procura a prossecução do bem fazer, numa relação de solidariedade, no exercício de uma cidadania ativa, promovendo e garantindo a autonomia e o pluralismo. São assumidos por inteiro os princípios da solidariedade, participação, cooperação, complementaridade, gratuitidade, responsabilidade e convergência – tal como entendidos no artigo 6º da Lei nº 71/98 de 3 de Novembro, referente às bases do enquadramento jurídico do voluntariado, como enquadradores da actividade voluntária promovida.

Enquadramento legal de voluntariado:

Lei n.º 71/98 - Bases do enquadramento jurídico do Voluntariado
https://data.dre.pt/eli/lei/71/1998/11/03/p/dre/pt/html

Decreto-Lei n.º 389/99 - Regulamenta a Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, que estabeleceu as bases do enquadramento jurídico do Voluntariado
https://data.dre.pt/eli/dec-lei/389/1999/09/30/p/dre/pt/html