maio

10:00

Outras Atividades

Jardinagem Coletiva

Frente ao Jardim da Estrela, escondido por detrás de um despercebido portão, esconde-se o jardim do Cemitério Britânico, que, desde o séc. XVIII, é a morada final dos ingleses e holandeses protestantes, residentes em Lisboa.

Num particular e extraordinário jardim-cemitério, um convite para desenvolver uma atividade de jardinagem coletiva – iniciativa desenvolvida numa comunidade de vizinhos, amigos e desconhecidos, neste caso, na manutenção do espaço e vegetação já existente.

Orientador: Andrew Swinnerton

Faixa Etária: maiores de 14
Lotação: 30 pessoas
Duração: 180 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam luvas de jardinagem, chapéu e garrafa de água.

British Cemetery Mais Informações

10:00

Famílias

Da Tradição ao Futuro, Cultivar o Amanhã

A Quinta Pedagógica dos Olivais é espaço público onde é possível usufruir de momentos únicos e participar em atividades diárias próprias de uma quinta, como cuidar da terra, das hortas e pomares, dos animais domésticos e da compostagem, sempre numa lógica do desenvolvimento sustentável. 

Nesta atividade, numa altura em que o passado e o futuro se encontram, falaremos das inovadoras culturas hidropónicas e aeropónicas, na estufa, e da tradicional agricultura biológica, que fazemos na horta, avaliando o que se ganha e o que se perde.  Com as sementes nas mãos, iremos aprender como plantar e cuidar das plantas em crescimento, abordando as diferenças entre os diversos métodos de cultivo, com especial atenção aos resíduos e à circularidade, a caminho um futuro mais verde.

Orientador: equipa Quinta Pedagógica dos Olivais

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

 

Quinta Pedagógica dos Olivais Mais Informações

10:00

Oficinas

Banhos de Floresta

Na floresta de Lisboa, plantada há mais de 90 anos, encontramos um espaço que convida à conexão profunda com a natureza através dos sentidos, promovendo relaxamento, bem-estar e equilíbrio entre corpo e mente.

Nesta experiência, caminharemos lentamente e em silêncio pelo Parque Florestal de Monsanto, seguindo convites orientados para explorar a floresta de forma consciente, segundo uma abordagem da prática japonesa shinrin-yoku. O percurso será guiado por um especialista, que ajudará a despertar os sentidos e a criar momentos de partilha e introspeção. No final, brindaremos à experiência com um chá de infusão de ervas. Um convite à pausa e à harmonia com a natureza. Junte-se a nós!

Orientador: Sofia Velez

Faixa Etária: maiores de 6para todas as idades
Lotação: 20 pessoas
Duração: 1200 min

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

10:00 — 18:00

Exposições Outras Atividades

The Garden Gallery

Escondidas no coração de Lisboa, recolhidas da azáfama da cidade, existem na Estufa Fria de Lisboa três estufas que replicam climas específicos, resultando numa grande biodiversidade e fonte de inspiração.

A The Garden Gallery é uma exposição com curadoria Future Days dentro da Estufa Fria de Lisboa, estruturada como um percurso guiado que apresenta cinco áreas distintas. Cada área inclui diferentes projetos desenvolvidos em colaboração com organizações e parceiros de renome mundial, integrando conceitos especulativos que exploram temas como tecnologia, urbanismo e inovação comunitária no contexto das paisagens do futuro.

O Future Days é uma plataforma e uma comunidade criada para responder aos crescentes  desafios globais como guerras, pandemias e mudanças climáticas. Através de encontros participativos dirigidos a cidadãos, instituições públicas e ao setor privado, o Future Days promove a criação de narrativas positivas sobre o futuro, com o objetivo de imaginar e moldar futuros melhores.

10:00

Visitas Guiadas

Descubra o Espaço da Biodiversidade em Monsanto

É quase impensável imaginar que, há cerca de 100 anos, quase toda a serra de Monsanto era um local despido de árvores e que, atualmente, o Parque Florestal de Monsanto se afirma como um local de grande riqueza biodiversa. É aí, no coração do Parque Florestal de Monsanto, que se encontra um local único, onde a natureza revela a sua riqueza e diversidade – O Espaço da Biodiversidade. 

Um convite para realizar um percurso guiado entre a bela vegetação e tapetes de musgo, pensado para observar e sensibilizar sobre a fauna e a flora, assim como sobre a importância da conservação da natureza, os processos adaptativos e evolutivos e os tão presentes (e urgentes) temas da sustentabilidade.

Orientador: Ana Cristina Brito e Anabela Ramos

Faixa Etária: maiores de 10
Lotação: 25 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

10:00 — 18:00

Outras Atividades

Mural do Futuro

A Urbem é uma organização não-governamental com missão ambiental constituída por voluntários que trabalham em conjunto para uma visão comum de reconectar pessoas com as florestas e o meio ambiente.

Nesta atividade de exercício de cidadania, será disponibilizado um mural onde todos os participantes poderão partilhar as suas ideias para uma cidade mais verde. No final do festival, todas as propostas serão entregues à Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, da Câmara Municipal de Lisboa. Venha partilhar a sua visão!

10:00

Outras Atividades

Jardinagem Coletiva

A Associação Urbem Forests é uma ONG registada em Portugal, dedicada a implementar florestas nativas em meios urbanos e ao restauro de ecossistemas. Ao longo de todo o ano, a Urbem promove ações de manutenção na floresta urbana do Vale do Casal Vistoso, aos sábados, das 10h às 13h, por forma a garantir que esse espaço continue a crescer de forma saudável e cuidada, promovendo o sentimento de pertença, o potencial da ação coletiva e as relações humanas em meios urbanos.

Nesta atividade, um convite alargado aos visitantes que queiram fazer parte desta transformação e contribuir ativamente para um futuro mais verde, com a manutenção de plantas autóctones, proteção do solo e criação de canteiros, e muitos momentos de convívio e de partilha em comunidade.

Orientador: equipa Urbem

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 45 pessoas
Duração: 180 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

*Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam luvas de jardinagem, chapéu e garrafa de água.

Urbem Florestas Urbanas Mais Informações

10:30

Visitas Guiadas

Visita Guiada aos Jardins do Palácio Fronteira e Palácio Devisme

Classificado como Monumento Nacional desde 1982, o Palácio Fronteira e os seus jardins são um dos lugares históricos mais emblemáticos de Lisboa e um exemplo na preservação delicada de património e da cultura, gerido pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.

Orientador: Joel Moedas-Miguel

Faixa Etária: maiores de 14
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Jardins do Palácio Fronteira Mais Informações

11:00

Visitas Guiadas

À Descoberta dos Polinizadores do Jardim

Os Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta são espaços de lazer, projetados para complemento do palácio setecentista no qual se encontra instalado o Museu e que nos contam histórias que recuam ao século XVIII.

Pela mão da equipa Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, associação sem fins lucrativos com estatuto de Organização Não Governamental de Ambiente e de Utilidade Pública, um convite para descobrir a variedade de insetos polinizadores que vivem no jardim do Museu e a sua importância para o nosso futuro.

Orientador: Albano Soares
Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 120 min
Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.
*Os participantes devem trazer vestuário e calçado  adequados. Recomendamos que tragam chapéu e garrafa de água.
Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta Mais Informações

11:00

Visitas Guiadas

Perfumes de Monsanto

Um passeio informal pelo Parque Florestal de Monsanto, dando espaço para a germinação de conversas em torno daquilo que podemos sentir olfativamente nesse espaço.

 Um convite para acompanhar o perfumista Miguel Matos e deixar fluir os temas do olfato e da perfumaria, respondendo a perguntas e colocando outras tantas: o que é a arte olfativa? O que é um perfumista e como trabalha? Como se passa da natureza ao frasco na perfumaria? O que podemos cheirar em Monsanto e será que podemos levar Monsanto para casa como memória olfativa?

 Fruto do passeio e da biodiversidade presente, será elaborada uma tintura com as espécies vegetais que forem encontradas.

Orientador: Miguel Matos

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 25 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

11:00

Visitas Guiadas

Corantes Naturais do Parque

O Parque Botânico do Monteiro-Mor tem a sua origem na fusão dos terrenos de antigas quintas do séc. XVIII, das quais ainda conserva os traços das suas estruturas: o jardim botânico, o roseiral, o pomar, os prados, os bosquetes e a horta. 

Uma visita e apresentação pelas mãos de Orenzio Santi e Rita Patrício acerca do projeto exploratório e educativo de produção e difusão de conhecimento na área dos têxteis, particularmente no tingimento com corantes naturais a partir das plantas do Parque Botânico do Monteiro-Mor, as quais poderemos também identificar com a oportunidade de realização de uma visita guiada através do Parque.

Orientador: Orenzio Santi e Rita Patrício

Faixa Etária: maiores de 12
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Parque Botânico do Monteiro-Mor Mais Informações

11:00

Visitas Guiadas

Gigantes Verdes

Junto aos Museus do Traje e do Teatro e da Dança, no Lumiar, o Parque do Monteiro-Mor ocupa cerca de 11 hectares, onde se reconhece a antiga estrutura das quintas de recreio: jardim botânico, roseiral, pomar, prados, bosquetes e horta. Com uma vegetação admirável, podemos aí encontrar a primeira Araucária-de-norfolk (Araucaria heterophylla) a ser plantada em Portugal continental, celebrando 180 anos neste parque.

Uma visita guiada por João Gonçalo Soutinho, presidente e cofundador da VERDE, organização dedicada à proteção do meio ambiente e à promoção da sustentabilidade, em Portugal. Uma oportunidade para conhecer árvores magníficas, e aprender formas de analisar cada espécie e perceber a importância de árvores gigantes.

Orientador: João Gonçalo Soutinho

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 20 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Parque Botânico do Monteiro-Mor Mais Informações

11:00

Percursos Guiados

Futuro Urbano

Urbem é uma ONG social com missão ambiental constituída por voluntários que trabalham em conjunto para uma visão comum de reconectar pessoas com as florestas e o meio ambiente. 

A visita guiada será realizada num percurso pedonal circular, que terá início e fim na floresta urbana do Vale do Casal Vistoso, com paragem na floresta urbana do Vale da Montanha e na bacia de retenção do Parque da Belavista. Durante a caminhada pela natureza, não só será abordada a metodologia das florestas Miyawaki, como permitirá aos visitantes constatar que é possível um futuro mais verde e equilibrado em cada bairro da sua cidade.

Orientador: equipa Urbem

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Urbem Florestas Urbanas Mais Informações

11:00

Oficinas

Banhos de Floresta

O Parque Botânico do Monteiro-Mor tem a sua origem na fusão dos terrenos de antigas quintas do séc. XVIII, das quais ainda conserva os traços das suas estruturas: o jardim botânico, o roseiral, o pomar, os prados, os bosquetes e a horta. Um local perfeito para desacelerar e usufruir de todos os benefícios físicos e mentais que o contacto com a natureza proporciona. 

O banho de floresta, ou shinrin-yoku, é um conceito criado no Japão baseado nas incursões terapêuticas na natureza, onde a única coisa a exercitar são os sentidos, a atenção e a concentração, através da conexão com a floresta ou natureza que nos rodeia.

Orientador: Zofia Tomczynska

Faixa Etária: maiores de 14
Lotação: 20 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Parque Botânico do Monteiro-Mor Mais Informações

11:00

Oficinas

Banhos de Floresta

O Parque Botânico do Monteiro-Mor tem a sua origem na fusão dos terrenos de antigas quintas do séc. XVIII, das quais ainda conserva os traços das suas estruturas: o jardim botânico, o roseiral, o pomar, os prados, os bosquetes e a horta. Um local perfeito para desacelerar e usufruir de todos os benefícios físicos e mentais que o contacto com a natureza proporciona. 

O banho de floresta, ou shinrin-yoku, é um conceito criado no Japão baseado nas incursões terapêuticas na natureza, onde a única coisa a exercitar são os sentidos, a atenção e a concentração, através da conexão com a floresta ou natureza que nos rodeia.

Orientador: Zofia Tomczynska

Faixa Etária: maiores de 14
Lotação: 20 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Parque Botânico do Monteiro-Mor Mais Informações

11:00

Famílias

O Tanino – Impressão de Folhas em Tecido

O Jardim Gulbenkian é o feliz encontro entre a mestria de quem o projetou e as formas e cores naturais das espécies vegetais que lhe dão corpo, enquadrando os edifícios onde se vive e respira Arte.

Nesta atividade, vamos falar sobre o tanino presente nas plantas, com o qual é possível obter cores sombra sobre tecidos de fibras celulósicas e, através de um processo simples, descobriremos quais das plantas que nos rodeiam possuem esse princípio tintureiro. amos estampar estas folhas num tecido branco, recorrendo a uma técnica simples que fixa o tanino no tecido, e levaremos para casa roupa de Jardim!

Orientador: Dália Lourenço
Ponto de Encontro: entrada do Edifício Sede

Faixa Etária: maiores de 5
Lotação: 25 pessoas
Duração: 120 min

Inscrição: entrada gratuita com levantamento de bilhete a partir das 10 horas do dia anterior à realização da atividade. (1 bilhete por pessoa)

* Os participantes devem trazer uma peça de roupa branca em algodão ou linho
para tingir durante a atividade.

Jardim Gulbenkian Mais Informações

11:00

Famílias

Aqui Há Minhocas!

Nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta habitam inúmeras plantas e animais, cada um com o seu papel neste ecossistema. Longe da nossa vista, escondidas no solo e sob os detritos vegetais, as minhocas transformam os resíduos vegetais alimentares em composto, fundamental para a comunidade vegetal e outros organismos do jardim.

Uma oficina para arregaçar as mangas e explorar o processo de compostagem, os agentes nela envolvidos e o seu papel no ciclo de vida dos jardins, numa visita que começa na estação de compostagem do Palácio Pimenta.

Orientador: Joana Proença

Faixa Etária: maiores de 4
Lotação: 25 pessoas
Duração: 75 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta Mais Informações

11:00

Famílias

Imagina, Esmaga e Pinta

Os Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta são espaços de lazer, projetados para complemento do palácio setecentista no qual se encontra instalado o Museu e que nos contam histórias que recuam ao século XVIII, através das suas obras de Arte, entre as quais, na forma de Pintura. Mas, de onde vem a tinta? Como é que o pintor Dirk Stoop, autor de um dos mais emblemáticos quadros do Museu, obteve as suas cores?

Esta oficina para famílias tem como ponto de partida a manufatura dos pigmentos na era pré-industrial. A partir de produtos naturais e acessíveis, explorando o potencial da terra, dos frutos e dos vegetais, pretende-se sensibilizar para a autossustentabilidade do meio natural, através da aprendizagem de técnicas simples de extração e aplicação de cores.

Orientador: Paula Ribeiro

Faixa Etária: maiores de 4
Lotação: 25 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta Mais Informações

11:00

Famílias

Plantas à Mesa, o Sabor do Futuro?

Situada na freguesia de Olivais, a Quinta Pedagógica dos Olivais é um equipamento público gerido pelo município de Lisboa desde dezembro de 2015, integrado na Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia. Num espaço onde se produz alimento, pensa-se quais os benefícios para a saúde de uma alimentação à base de plantas e sobre o impacto ambiental das nossas escolhas

Nesta atividade para as famílias, congregada à volta da mesa, vamos desvendar os segredos dos alimentos à base de plantas, enquanto utilizamos vegetais para produzir uma refeição rica e equilibrada. E, no final, o melhor de tudo: saboreá-la!

Orientador: equipa Quinta Pedagógica dos Olivais

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

 

Quinta Pedagógica dos Olivais Mais Informações

11:00

Visitas Guiadas

Um Jardim para o Futuro

Projetado há 60 anos, o Jardim Gulbenkian veio revolucionar a ideia e o projeto de jardins em Portugal. O que representa, as ideias que defende e o papel ecológico que desempenha no contexto da Estrutura Verde Urbana foram fruto de uma abordagem inovadora e visionária o que o tornou, à época, num Jardim do Futuro, ou melhor, no Jardim do Futuro. Hoje, que somos aquele futuro, o Jardim Gulbenkian continua a surpreender-nos, uma vez que responde de forma assertiva às questões societais e ambientais que um mundo novo nos coloca.

No Dia Nacional dos Jardins vamos falar dos jardins do futuro com a arquiteta paisagista Aurora Carapinha através de uma visita guiada pelo Jardim Gulbenkian.

Orientador: Aurora Carapinha

Ponto de Encontro: entrada do Edifício Sede
Faixa Etária: maiores de 16
Lotação: 25 pessoas
Duração: 90 min

Inscrição: entrada gratuita com levantamento de bilhete a partir das 10 horas do dia anterior à realização da atividade. (1 bilhete por pessoa)

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Jardim Gulbenkian Mais Informações

11:00

Visitas Guiadas

Visita Guiada ao Jardim da Procuradoria-Geral da República

Adjacente ao Palácio Palmela, adquirido pelo Estado Português para a Procuradoria-Geral da República em 1977, é onde podemos encontrar este jardim-terraço, virado para o Largo do Rato e para a Rua da Escola Politécnica.

Uma visita guiada para descobrir mais sobre a história do edifício, a sua atividade dos dias de hoje e, sem dúvida, uma oportunidade única para visitar as suas imponentes árvores.

Orientador: Sandra Belo

Local: Jardim da Procuradoria-Geral da República
Faixa Etária: para todos os públicos
Lotação: 20 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardim da Procuradoria Geral da República — Palácio Palmela Mais Informações

11:00

Visitas Guiadas

Como Imaginamos o Futuro da Estufa Fria?

Escondida no coração de Lisboa, recolhida da azáfama da cidade, há uma bela coleção botânica para ser descoberta. Três estufas que replicam climas específicos, resultando numa grande biodiversidade, com curiosidades e histórias à espera de serem contadas.

Uma visita mediada que vai mostrar como vemos o futuro deste espaço tão único de Lisboa: um jardim mais dinâmico, com mais visitantes, mais exuberante, mais biodiverso, mais vibrante, com mais florações, reforçando a forma como hoje nos recebe e acolhe!

Orientador: Equipa Estufa Fria de Lisboa

Lotação: 25 pessoas
Duração:90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Estufa Fria de Lisboa Mais Informações

11:00

Visitas Guiadas

Visita Guiada à Horta Alto da Eira

A Horta Alto da Eira é um projeto social, ambiental, cultural e, até certo ponto, experimental que tem como base a criação, construção e dinamização de uma horta comunitária, sustentável e organizada, feita pelas mãos da sua comunidade alargada, onde todos constroem e cultivam para todos.

Uma visita guiada através dos dez socalcos para cultivo de hortícolas, onde também poderá encontrar uma praça para convívio, um charco biodiverso, um moinho de vento, uma estufa, uma casa para arrumação de material e ferramentas, painéis solares para produção de energia, um forno a lenha comunitário, forno e desidratador solares e, mais recentemente, um abrigo/ sala de aula para todas as idades. Um espaço de todos, para todos.

Orientador: equipa Regador

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Horta Alto da Eira Mais Informações

11:00

Visitas Guiadas

Um Jardim de Biodiversidade

Distinto juntamente com o Edifício Sede como monumentos nacionais desde 2010, o Jardim Gulbenkian, construído na década de 60, segundo um projeto dos arquitetos paisagistas António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles, é um dos jardins de Portugal que espelham de forma clara os princípios do desenho do jardim moderno. Concebido à imagem da paisagem e recriando ecossistemas naturais, o Jardim Gulbenkian é um lugar de diversidade.

Numa visita atenta, guiada por Ivo Meco, entre espontâneas e ornamentais, vamos descobrir muitas curiosidades botânicas e culturais sobre várias plantas que habitam o Jardim Gulbenkian.

Orientador: Ivo Meco

Ponto de Encontro: entrada do Edificio Sede
Faixa Etária: maiores de 16
Lotação: 25 pessoas

Duração: 90 min

Inscrção: entrada gratuita com levantamento de bilhete a partir das 10 horas do dia anterior á realização da actividade. (1 bilhete por pesssoa)

*Os participantes devem trazer vestuário e calçado  adequados. Recomendamos que tragam chapéu e garrafa de água.

Jardim Gulbenkian Mais Informações

11:30

Oficinas

Cultivo de Ervas Aromáticas

Na floresta que resultou de um projeto de arborização da serra de Monsanto, no século passado, crescem ciprestes-do-buçaco, sobreiros e azinheiras, e também existem uma série de plantas aromáticas.

Nesta atividade, realizada no âmbito da implementação do Projeto 59 do Orçamento Participativo de 2021, vamos explorar a história destas plantas aromáticas e medicinais, descobrir técnicas simples e práticas para as cultivar em pequenos espaços, assim como aprender a cuidar e a conservar estas preciosas plantas que podem transformar qualquer refeição e perfumar o seu lar. No final da sessão, cada participante receberá um kit de plantação para que possa começar de imediato a sua própria mini-horta em casa!

Orientador: Ana Cristina Brito e Anabela Ramos

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 60 min

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

12:00

Visitas Guiadas

Arte e Ecologia

O MACAM, Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, está instalado num antigo palácio Lisboeta, o Palácio dos Condes de Vila Franca – mais tarde Condes da Ribeira Grande, situado numa zona de casas nobres que corre paralela ao rio Tejo. Um espaço onde o privado se torna público, para receber e apresentar coleções permanentes e privadas, mas também para acolher os visitantes em todos os sentidos.

Uma visita guiada a duas vozes, para explorar as espécies vegetais e as obras de arte que habitam o jardim, reforçando os laços entre a Arte, a Botânica e o Futuro.

Orientador: equipa MACAM e Ivo Meco

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Jardim do MACAM Mais Informações

12:30

Oficinas

Infusões Quentes de Ervas Aromáticas

O Parque Florestal de Monsanto ocupa cerca de 900 hectares de terreno, numa variedade de ambientes e profusão de diferentes espécies vegetais, entre as quais várias espécies de plantas aromáticas espontâneas.

Nesta mostra especial, poderá degustar infusões quentes preparadas com plantas selecionadas do parque. Deixe-se envolver pelos sabores naturais e conheça o poder das ervas que crescem bem perto de nós. Uma experiência para saborear e inspirar!

Orientador: Ana Cristina Brito e Anabela Ramos

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 60 min

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

14:00

Outras Atividades

A Alimentação do Futuro

A Horta Alto da Eira é um projeto social, ambiental e cultural que tem como base a criação, construção e dinamização de uma horta comunitária, sustentável e organizada, feita pelas mãos da sua comunidade alargada, onde todos constroem e cultivam para todos.

Propomos um espaço de reflexão e debate, através de uma conversa sobre as formas de consumo e a produção de alimentos, explorando práticas que se pretendem sustentáveis. Depois desta conversa, segue-se uma performance e degustação de alimentos preparados a partir de plantas invasoras e ingredientes que, à primeira vista, seriam consideradas como desperdício alimentar, convidando-nos a repensar o valor dos alimentos e as possibilidades criativas dentro de uma cozinha mais sustentável.

Orientador: Lara Espírito Santo e Romina Bertolini

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 150 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Horta Alto da Eira Mais Informações

14:00

Percursos Guiados

Natureza Africana

Escondida no coração de Lisboa, recolhida da azáfama da cidade, há uma bela coleção botânica para ser descoberta, representante de espécies de todo o Mundo.

Com início na Estufa Fria, passando pelo Parque Eduardo VII e Pavilhão Carlos Lopes, neste percurso pedestre guiado pela Associação Batoto Yetu, iremos conhecer locais da cidade de Lisboa associados à ancestral presença africana e a sua ligação com a mãe natureza. Iremos abordar vários períodos e vagas da presença humana africana em Lisboa e Portugal (concheiros, egípcios, fenícios, romanos, cartagineses, período islâmico, escravatura transatlântica, colonialismo e as mais recentes migrações económicas).

Orientador: José Neves

Faixa Etaria: Maiores de 10
Lotação: 30 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.
* Os participantes devem trazer consigo um bilhete Carris/Metro valido.
Estufa Fria de Lisboa Mais Informações

14:30

Visitas Guiadas

Visita ao Jardim do Museu de Macau e às suas Exposições

O Jardim do Dragão do Centro Científico e Cultural de Macau foi concebido para manter viva a memória de Macau aquando da transferência de poderes da administração portuguesa à administração chinesa da Região Administrativa Especial de Macau, a 20 de dezembro de 1999. 

Venha descobrir este interessante jardim e a sua coleção artística chinesa, sobretudo nas peças de cerâmica de terracota, porcelana e nos leques, assim como visitar a exposição temporária de fotografia de Rui Ochoa.

Orientador: Ana Cristina Alves

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: o acesso é feito por ordem de chegada.

*Os participantes devem trazer vestuário adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Jardim do Dragão – Centro Científico e Cultural de Macau Mais Informações

14:30

Oficinas

Alcipe e os Jardins do Palácio Fronteira

Classificado como Monumento Nacional desde 1982, o Palácio Fronteira e os seus jardins são um dos lugares históricos mais emblemáticos de Lisboa e um exemplo na preservação delicada de património e da cultura, gerido pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.

Um convite para uma interessante visita guiada e inspirada pela poesia de Alcipe, a 4.ª Marquesa de Alorna, e os seus ideais iluministas. Além de um passeio de descoberta empírica, teremos a possibilidade de identificar as propriedades de algumas plantas com interesse medicinal e comestível.

Orientador: Dafne Vaz

Faixa Etária: maiores de 14
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardins do Palácio Fronteira Mais Informações

14:30

Outras Atividades

Dia Aberto LxCRAS

Para além de se constituir como uma mancha verde que alberga uma grande biodiversidade de organismos, desde plantas, animais, fungos e outros, o Parque Florestal de Monsanto é também o local onde existe o LxCras – Centro de Recuperação de Animais Silvestres.

Uma atividade na forma de uma conversa sobre conservação e proteção de espécies, centrada na ação da LxCRAS, onde animais selvagens fazem a sua recuperação para regressar à natureza. Para conforto dos animais, as instalações do centro serão observadas a uma distância adequada.

Orientador: Verónica Bogalho

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

15:00

Visitas Guiadas

À Descoberta da História do Jardim

Atualmente anexo aos Museus do Traje e do Teatro e da Dança, no Lumiar, o Parque ocupa cerca de 11 hectares, onde se reconhece a antiga estrutura das quintas de recreio: jardim botânico, roseiral, pomar, prados, bosquetes e horta. Com uma vegetação admirável, podemos aí encontrar a primeira Araucária-de-norfolk (Araucaria heterophylla) a ser plantada em Portugal continental, celebrando 180 anos neste parque.

Uma visita pela mão de Rui Costa, arquiteto paisagista e responsável pelo Parque, para descobrir os elementos construtivos presentes, os aspetos que revelam a arte dos jardins em cada época, os proprietários e os mentores do jardim.

Orientador: Rui Rosario Costa

Faixa Etária: maiores de 12
Lotação: 26 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Parque Botânico do Monteiro-Mor Mais Informações

15:00

Oficinas

Oficina de Pintura no Jardim

Neste jardim de pormenores intrincados, inscritos nos azulejos e estatuária de traços clássicos, funde-se o passado com obras contemporâneas, estilos artísticos e visões diferentes sobre o mundo.

Nesta atividade, com a ajuda do artista plástico Francisco Vidal, iremos captar e materializar as mais belas cores, formas e sensações que os Jardins do Palácio Fronteira nos tem para oferecer.

Orientador: Francisco Vidal

Local: Jardins do Palácio Fronteira
Faixa Etária: maiores 14 anos
Lotação: 20 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardins do Palácio Fronteira Mais Informações

15:00

Famílias

Biodiversidade na Cidade

Os Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta são espaços de lazer, projetados ao longo dos três últimos séculos para complemento do palácio setecentista no qual se encontra instalado o Museu. O conjunto integra três zonas distintas: um jardim formal murado, uma mata e duas antigas zonas agrícolas, entretanto convertidas.

De caderno e lápis na mão, recolhendo testemunhos da natureza, exploraremos a variedade de formas, cores e texturas dos jardins do Palácio Pimenta. Nesta oficina, que tem por objetivo despertar a curiosidade e treinar a capacidade de observação, promovem-se valores fundamentais associados a uma consciencialização ambiental proactiva.

Orientador: Maria José Rodrigues

Faixa Etária: maiores de 4
Lotação: 25 pessoas
Duração: 75 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta Mais Informações

15:00

Visitas Guiadas

À Descoberta dos Logradouros de Alvalade

No Bairro de Alvalade, junto à Avenida da Igreja, onde antes existia um espaço desqualificado, está a crescer um pequeno jardim de bairro, enriquecido com árvores e plantas aromáticas. Bem perto a este espaço, encontra-se uma dos jardins de Lisboa, o Jardim de Entrecampos.

Uma visita guiada entre um jardim de árvores adultas e um jardim a criar raízes, explorando a biodiversidade num percurso entre os dois espaços.

15:00

Famílias

Da Tradição ao Futuro, Cultivar o Amanhã

A Quinta Pedagógica dos Olivais é espaço público onde é possível usufruir de momentos únicos e participar em atividades diárias próprias de uma quinta, como cuidar da terra, das hortas e pomares, dos animais domésticos e da compostagem, sempre numa lógica do desenvolvimento sustentável. 

Nesta atividade, numa altura em que o passado e o futuro se encontram, falaremos das inovadoras culturas hidropónicas e aeropónicas, na estufa, e da tradicional agricultura biológica, que fazemos na horta, avaliando o que se ganha e o que se perde.  Com as sementes nas mãos, iremos aprender como plantar e cuidar das plantas em crescimento, abordando as diferenças entre os diversos métodos de cultivo, com especial atenção aos resíduos e à circularidade, a caminho um futuro mais verde.

Orientador: equipa Quinta Pedagógica dos Olivais

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

 

Quinta Pedagógica dos Olivais Mais Informações

15:00

Visitas Guiadas

Visita Guiada ao Jardim da Procuradoria-Geral da República

Adjacente ao Palácio Palmela, adquirido pelo Estado Português para a Procuradoria-Geral da República em 1977, é onde podemos encontrar este jardim-terraço, virado para o Largo do Rato e para a Rua da Escola Politécnica.

Uma visita guiada para descobrir mais sobre a história do edifício, a sua atividade dos dias de hoje e, sem dúvida, uma oportunidade única para visitar as suas imponentes árvores.

Orientador: Sandra Belo

Local: Jardim da Procuradoria-Geral da República
Faixa Etária: para todos os públicos
Lotação: 20 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardim da Procuradoria Geral da República — Palácio Palmela Mais Informações

15:00

Visitas Guiadas

Um Jardim Sustentável

Os Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta são espaços de lazer projetados para complemento do palácio setecentista no qual se encontra instalado o Museu e que nos contam histórias que recuam ao século XVIII. A perspetivar o Presente e o Futuro, conciliando sustentabilidade e inovação, os jardins do Museu de Lisboa participam no espaço urbano promovendo uma sociedade mais sustentável.

Uma visita para que, a partir do exemplo do sistema de compostagem – compostor e vermicompostor – instalado nos jardins do Palácio Pimenta, sejamos conduzidos a uma reflexão sobre os ciclos da natureza, a importância da preservação da biodiversidade dos ecossistemas naturais e a relevância da vegetação autóctone como alternativa ecológica.

Orientador: Ana Margarida Campos

Faixa Etária: maiores de 8
Lotação: 35 pessoas
Duração: 75 min
Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.
Jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta Mais Informações

15:00

Visitas Guiadas

Visita Guiada à Estufa Comunitária de Alvalade

É no Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado, posicionado entre os bairros das Murtas e São João de Brito e Pote D’Água, em Alvalade, que de desenvolve o projeto do “Do Céu para a Mesa”, projeto comunitário que promove a autossustentabilidade alimentar através da horticultura vertical.

O projeto procura explorar o potencial pedagógico da Estufa Comunitária, fazendo com que a aproximação entre o processo de produção e os consumidores estimule o envolvimento na prática da agricultura e nas questões prementes da soberania alimentar, conduzindo assim à auto-organização comunitária e à sua sustentabilidade ambiental e económica.

Uma visita à Estufa Comunitária de Alvalade para mostrar um lugar agregador da população local, que possibilita uma vivência prática, consciente e reflexiva, apoiada na participação ativa na construção de um cenário partilhado de cidade.

Orientador: equipa Upfarming

Local: Estufa Comunitária de Alvalade
Faixa Etária: para todos os públicos
Lotação: 30 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Estufa Comunitária de Alvalade Mais Informações

15:00

Oficinas

Banhos de Floresta

O Parque Botânico do Monteiro-Mor tem a sua origem na fusão dos terrenos de antigas quintas do séc. XVIII, das quais ainda conserva os traços das suas estruturas: o jardim botânico, o roseiral, o pomar, os prados, os bosquetes e a horta. Um local perfeito para desacelerar e usufruir de todos os benefícios físicos e mentais que o contacto com a natureza proporciona. 

O banho de floresta, ou shinrin-yoku, é um conceito criado no Japão baseado nas incursões terapêuticas na natureza, onde a única coisa a exercitar são os sentidos, a atenção e a concentração, através da conexão com a floresta ou natureza que nos rodeia.

Orientador: Zofia Tomczynska

Faixa Etária: maiores de 14
Lotação: 20 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Parque Botânico do Monteiro-Mor Mais Informações

15:00

Oficinas

Banhos de Floresta

O Parque Botânico do Monteiro-Mor tem a sua origem na fusão dos terrenos de antigas quintas do séc. XVIII, das quais ainda conserva os traços das suas estruturas: o jardim botânico, o roseiral, o pomar, os prados, os bosquetes e a horta. Um local perfeito para desacelerar e usufruir de todos os benefícios físicos e mentais que o contacto com a natureza proporciona. 

O banho de floresta, ou shinrin-yoku, é um conceito criado no Japão baseado nas incursões terapêuticas na natureza, onde a única coisa a exercitar são os sentidos, a atenção e a concentração, através da conexão com a floresta ou natureza que nos rodeia.

Orientador: Zofia Tomczynska

Faixa Etária: maiores de 14
Lotação: 20 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Parque Botânico do Monteiro-Mor Mais Informações

15:00

Oficinas

Oficina de Permacultura Urbana

Integradas no Centro de Recursos DLBC Lisboa, no Bairro Padre Cruz, as hortas funcionam como um modelo vivo de distribuição de alimentos de forma local e sustentável

Um convite para participar num workshop de permacultura, onde se abordarão os desafios das hortas urbanas, promovendo modelos circulares de baixo impacto carbónico, os sistemas agrícolas resilientes, assim como a importância dos polinizadores e as estratégias de gestão sustentável de recursos. Através de uma abordagem prática, os participantes terão a oportunidade de aplicar conhecimentos em momentos de plantação e desenvolvimento de soluções para a sustentabilidade urbana.

Orientador: João Martins e Inês Coimbra

Faixa Etária: maiores de 14
Lotação: 15 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Hortas no Terraço Mais Informações

15:00

Percursos Guiados

Futuro Urbano

Urbem é uma ONG social com missão ambiental constituída por voluntários que trabalham em conjunto para uma visão comum de reconectar pessoas com as florestas e o meio ambiente. 

A visita guiada será realizada num percurso pedonal circular, que terá início e fim na floresta urbana do Vale do Casal Vistoso, com paragem na floresta urbana do Vale da Montanha e na bacia de retenção do Parque da Belavista. Durante a caminhada pela natureza, não só será abordada a metodologia das florestas Miyawaki, como permitirá aos visitantes constatar que é possível um futuro mais verde e equilibrado em cada bairro da sua cidade.

Orientador: equipa Urbem

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Urbem Florestas Urbanas Mais Informações

15:00

Visitas Guiadas

Visita Guiada ao Jardim do Caracol da Penha

Resultado de um exercício de Cidadania, este jardim nasceu de uma proposta de Orçamento Participativo, no sentido de acrescentar mais verde à cidade e de reunir cidadãos em torno de um espaço para vizinhos e visitantes poderem usufruir.

Uma visita guiada por este espaço que se desenvolve ao longo de três socalcos virados a poente, onde pode usufruir do pôr do sol de Lisboa e onde poderá descobrir um núcleo hortícola, uma área de bosque fresco, esplanada, camaranchão e parque infantil, entre outras.

Orientador: Helena Palma, José Veludo e Paulo Esperança

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: 15 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Jardim do Caracol da Penha Mais Informações

15:00

Visitas Guiadas

Gigantes Verdes

O Parque Florestal de Monsanto ocupa cerca de 900 hectares de terreno, numa variedade de ambientes e profusão de diferentes espécies vegetais, tais como os ciprestes-do-buçaco (Cupressus lusitanica), o carvalho-português (Quercus faginea), o sobreiro (Quercus suber) e a azinheira (Quercus rotundifolia).

Uma visita guiada por João Gonçalo Soutinho, presidente e cofundador da VERDE, organização dedicada à proteção do meio ambiente e à promoção da sustentabilidade, em Portugal. Uma oportunidade para conhecer árvores magníficas, aprender formas de analisar cada espécie e perceber a importância de árvores gigantes.

Orientador: João Gonçalo Soutinho

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 20 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

15:00

Visitas Guiadas

Descubra o Espaço da Biodiversidade em Monsanto

É quase impensável imaginar que, há cerca de 100 anos, quase toda a serra de Monsanto era um local despido de árvores e que, atualmente, o Parque Florestal de Monsanto se afirma como um local de grande riqueza biodiversa. É aí, no coração do Parque Florestal de Monsanto, que se encontra um local único, onde a natureza revela a sua riqueza e diversidade – O Espaço da Biodiversidade. 

Um convite para realizar um percurso guiado entre a bela vegetação e tapetes de musgo, pensado para observar e sensibilizar sobre a fauna e a flora, assim como sobre a importância da conservação da natureza, os processos adaptativos e evolutivos e os tão presentes (e urgentes) temas da sustentabilidade.

Orientador: Ana Cristina Brito e Anabela Ramos

Faixa Etária: maiores de 10
Lotação: 25 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

15:30

Oficinas

Cultivo de Ervas Aromáticas

Na floresta que resultou de um projeto de arborização da serra de Monsanto, no século passado, crescem ciprestes-do-buçaco, sobreiros e azinheiras, e também existem uma série de plantas aromáticas.

Nesta atividade, realizada no âmbito da implementação do Projeto 59 do Orçamento Participativo de 2021, vamos explorar a história destas plantas aromáticas e medicinais, descobrir técnicas simples e práticas para as cultivar em pequenos espaços, assim como aprender a cuidar e a conservar estas preciosas plantas que podem transformar qualquer refeição e perfumar o seu lar. No final da sessão, cada participante receberá um kit de plantação para que possa começar de imediato a sua própria mini-horta em casa!

Orientador: Ana Cristina Brito e Anabela Ramos

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 60 min

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

16:00

Outras Atividades

Jardinagem Coletiva

Classificado como Monumento Nacional desde 1982, o Palácio Fronteira e os seus jardins são um dos lugares históricos mais emblemáticos de Lisboa e um exemplo na preservação delicada de património e da cultura, gerido pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.

Entre as estátuas, a azulejaria e os vários canteiros de buxo do Jardim, o convite para uma ação de Jardinagem Coletiva — uma atividade desenvolvida numa comunidade de vizinhos, amigos e desconhecidos onde, através da plantação de um novo espaço verde, se pensa e participa no espaço público!

Orientador: António Mascarenhas

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardins do Palácio Fronteira Mais Informações

16:00

Visitas Guiadas

Visita Guiada ao Pátio do Hotel Hotel

Em pleno coração de Lisboa, na Avenida da Liberdade, há uma joia vegetal guardada no pátio do Hotel Hotel: uma selva urbana criada por artistas, onde a natureza coabita em plena harmonia com a criatividade humana.

Uma visita guiada com o criador deste jardim, o paisagista Michael Hellgren, para compreender o processo criativo que suporta este projeto, assim como uma revisão do elenco de plantas que neste espaço cresce.

Orientador: Michael Hellgren

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 10 pessoas
Duração: 30 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

A atividade será orientada em inglês.

Pátio do Hotel Hotel Mais Informações

16:00

Famílias

Plantas à Mesa, o Sabor do Futuro?

Situada na freguesia de Olivais, a Quinta Pedagógica dos Olivais é um equipamento público gerido pelo município de Lisboa desde dezembro de 2015, integrado na Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia. Num espaço onde se produz alimento, pensa-se quais os benefícios para a saúde de uma alimentação à base de plantas e sobre o impacto ambiental das nossas escolhas

Nesta atividade para as famílias, congregada à volta da mesa, vamos desvendar os segredos dos alimentos à base de plantas, enquanto utilizamos vegetais para produzir uma refeição rica e equilibrada. E, no final, o melhor de tudo: saboreá-la!

Orientador: equipa Quinta Pedagógica dos Olivais

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: 20 pessoas
Duração: 90 min

 

Quinta Pedagógica dos Olivais Mais Informações

16:00

Visitas Guiadas

Visita ao Jardim do Museu de Macau e às suas Exposições

O Jardim do Dragão do Centro Científico e Cultural de Macau foi concebido para manter viva a memória de Macau aquando da transferência de poderes da administração portuguesa à administração chinesa da Região Administrativa Especial de Macau, a 20 de dezembro de 1999. 

Venha descobrir este interessante jardim e a sua coleção artística chinesa, sobretudo nas peças de cerâmica de terracota, porcelana e nos leques, assim como visitar a exposição temporária de fotografia de Rui Ochoa.

Orientador: Ana Cristina Alves

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: o acesso é feito por ordem de chegada.

*Os participantes devem trazer vestuário adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Jardim do Dragão – Centro Científico e Cultural de Macau Mais Informações

16:30

Oficinas

Do Céu para a Mesa

É no Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado, posicionado entre os bairros das Murtas e São João de Brito e Pote D’Água, em Alvalade, que de desenvolve o projeto do “Do Céu para a Mesa”, projeto comunitário que promove a autossustentabilidade alimentar através da horticultura vertical.

Uma oficina para explorar sistemas de agricultura urbana vertical onde os participantes vão aprender os benefícios e desafios da agricultura vertical, diferentes modelos de gestão e produção, a sua importância em contexto urbano, e como estes sistemas podem contribuir para um futuro mais sustentável.

Numa abordagem “mãos na terra”, os visitantes poderão preparar o solo e selecionar as variedades a cultivar e também colher, em que cada participante irá colher a sua própria salada para levar para casa, honrando o nome de origem do projeto: “Do Céu para a Mesa”.

Orientador: Equipa Upfarming

Local: Estufa Comunitária de Alvalade
Faixa Etária: maiores 3 anos
Lotação: 15 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Estufa Comunitária de Alvalade Mais Informações

16:30

Oficinas

Infusões Quentes de Ervas Aromáticas

O Parque Florestal de Monsanto ocupa cerca de 900 hectares de terreno, numa variedade de ambientes e profusão de diferentes espécies vegetais, entre as quais várias espécies de plantas aromáticas espontâneas.

Nesta mostra especial, poderá degustar infusões quentes preparadas com plantas selecionadas do parque. Deixe-se envolver pelos sabores naturais e conheça o poder das ervas que crescem bem perto de nós. Uma experiência para saborear e inspirar!

Orientador: Ana Cristina Brito e Anabela Ramos

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 60 min

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

16:30

Outras Atividades

Mapear a Rede de Fornecimento Alimentar

A Horta Alto da Eira é um projeto social, ambiental e cultural que tem como base a criação, construção e dinamização de uma horta comunitária, sustentável e organizada, feita pelas mãos da sua comunidade alargada, onde todos constroem e cultivam para todos.

A atividade visa estimular uma reflexão e debate sobre as formas e os processos de abastecimento alimentar através de um mapeamento colaborativo, onde serão tidos em conta os lugares de abastecimento alimentar, assim como os processos de produção, armazenamento, transporte, venda e eventual desperdício.

Orientador: Lorenzo Stefano Iannizzotto

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 30 pessoas
Duração: 90 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Horta Alto da Eira Mais Informações

16:30

Visitas Guiadas

Visita Guiada ao Jardim da Procuradoria-Geral da República

Adjacente ao Palácio Palmela, adquirido pelo Estado Português para a Procuradoria-Geral da República em 1977, é onde podemos encontrar este jardim-terraço, virado para o Largo do Rato e para a Rua da Escola Politécnica.

Uma visita guiada para descobrir mais sobre a história do edifício, a sua atividade dos dias de hoje e, sem dúvida, uma oportunidade única para visitar as suas imponentes árvores.

Orientador: Sandra Belo

Local: Jardim da Procuradoria-Geral da República
Faixa Etária: para todos os públicos
Lotação: 20 pessoas
Duração: 60 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardim da Procuradoria Geral da República — Palácio Palmela Mais Informações

19:00

Outras Atividades

BioBlitz Jardins Abertos

É no jardim do Palácio Fronteira, onde é evidente a explosão de cor e brilho, combinando azuis, vermelhos, ocres, verdes, numa experiência sinestésica difícil de igualar, que faremos o lançamento e abertura da edição de 2025 do festival Jardins Abertos, com a realização de um Bioblitz.

Em parceria com a Biodiversity4All, terá lugar esta atividade de ciência cidadã, onde com a ajuda de especialistas se fará o levantamento das espécies de aves e morcegos que habitam no Jardim do Palácio Fronteira. A não perder!

Orientador: equipa BioDiversity4All

Faixa Etária: para todas as idades
Lotação: 50 pessoas
Duração: 120 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

Jardins do Palácio Fronteira Mais Informações

9:00

Percursos Guiados

Corredor Verde de Alvalade

Descubra o Corredor Verde de Alvalade, um percurso que atravessa um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa, ligando espaços naturais, jardins urbanos e áreas de lazer. 

Nesta visita guiada, vamos explorar a biodiversidade, a história e o papel deste corredor na mobilidade sustentável e no bem-estar da cidade. Um convite para conhecer Alvalade de uma forma diferente, valorizando os seus espaços verdes e a harmonia entre a natureza e o meio urbano.

Orientador: Fernando Alves Louro
Ponto de Encontro: Parque José Gomes Ferreira

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: 30 pessoas
Duração: 180 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações

9:00

Percursos Guiados

Pelo Corredor Verde de Lisboa

O nome e obra de Gonçalo Ribeiro Telles estende-se muito além do Jardim Gulbenkian, como é exemplo o Corredor Verde que liga o centro da cidade de Lisboa  ao Parque Florestal de Monsanto, no eixo conhecido como Corredor Verde de Lisboa, atravessando jardins, miradouros e espaços naturais de grande valor ecológico e paisagístico. 

Nesta visita guiada, vamos explorar a biodiversidade, a história e a importância desta infraestrutura verde para a mobilidade sustentável e a qualidade de vida na cidade. Uma experiência única para quem quer conhecer Lisboa de uma perspetiva mais verde e inspiradora. Junte-se a nós e percorra este caminho de natureza e sustentabilidade! 

Orientador: Fernando Alves Louro

Faixa Etária: maiores de 6
Lotação: 30 pessoas
Duração: 180 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam chapéu e garrafa de água.

Parque Florestal de Monsanto Mais Informações