British Cemetery

Um jardim-cemitério como lugar de celebração da vida e tranquilidade da morte

17 24 maio

10:00 — 18:00

Rua de São Jorge 6

* Visita livre

Não é permitida a entrada de animais.
O acesso é feito por ordem de chegada e sem inscrição prévia.
Este é um evento inteiramente gratuito.

Frente ao Jardim da Estrela, escondido por detrás de um despercebido portão, esconde-se o jardim do Cemitério Britânico. Desde o séc. XVIII que foi este o espaço cedido para a morada final dos ingleses e holandeses protestantes, residentes em Lisboa. Após as guerras napoleónicas, foi construída uma igreja dedicada a São Jorge, onde hoje se reúne a comunidade anglicana da nossa capital.A entrada neste espaço é como a entrada num mundo paralelo, onde não há brancura habitual do mármore dos cemitérios portugueses: há o verde do musgo sobre a lápides de pedra, do buxo plantado nas campas e da abóbada das folhas das árvores.

Um jardim único, onde se fundem as campas góticas com cruzes célticas na luz e sombra projetada pelos ciprestes, pelos lódãos e pelos dragoeiros.

Atividades relacionadas

17 24

10:00

Outras Atividades

Jardinagem Coletiva

Frente ao Jardim da Estrela, escondido por detrás de um despercebido portão, esconde-se o jardim do Cemitério Britânico, que, desde o séc. XVIII, é a morada final dos ingleses e holandeses protestantes, residentes em Lisboa.

Num particular e extraordinário jardim-cemitério, um convite para desenvolver uma atividade de jardinagem coletiva – iniciativa desenvolvida numa comunidade de vizinhos, amigos e desconhecidos, neste caso, na manutenção do espaço e vegetação já existente.


Orientador: Andrew Swinnerton

Faixa Etária: maiores de 14
Lotação: 30 pessoas
Duração: 180 min

Sem inscrição prévia. O acesso é feito por ordem de chegada.

* Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados. Recomendamos também que tragam luvas de jardinagem, chapéu e garrafa de água.